Por que blogueira negra só pode falar de estética?

 

OI!

To aqui hoje pra indagar vocês e tentar espalhar uma auto reflexão por aí.

Desde que resolvi retomar minhas atividades no blog  e tentar levar isso aqui a sério, comecei a refletir sobre conteúdos abordados, direções que eu iria tomar e inspirações que eu iria ter.

Estou em um processo de redescobrimento dos meus interesses profissionais e estou a ponto de trocar minha faculdade de Química por uma de Letras, afim de trabalhar com produção textual. O blog da Isabela Freitas me chamou muito a atenção, porque foi a partir dele que ela conseguiu publicar 2 livros (seria meu sonho?). Porém eu não posso me espelhar em Isabela Freitas. Nunca poderei ! Isabela é branca, loira, mora em São Paulo. É privilegiada de montão pela sociedade e teve a sorte de uma editora ir atrás dela para publicar seus livros. Talvez isso nunca aconteça comigo e talvez eu não consiga um blog como o dela (já que eu sou negra e ninguém liga para blogueiras negras). Aí eu parei e lembrei que eu preciso me inspirar SEMPRE em mulheres negras.

Conheço uma penca de youtubers negras. Repito: youtubers. E vamos frisar que youtuber e blogueira NÃO é a mesma coisa. Essas youtubers, porém só falam de cabelo e maquiagem. As que possuem um blog também só falam disso e postam look do dia.

O Geledés é um portal negro com vários textos e discussões e que poderia ser levado em conta na minha lista de inspirações para o blog. Porém, por trás do blog geledés existe uma grande equipe e ele tem um caráter informativo (eu acho), não pessoal. Talvez não desse certo usá-lo como inspiração.

Eu estou incomodada e inquieta. Por que que as blogueiras negras só falam de cabelo ? A gente só pode falar disso ? Por que ninguém dá espaço ou credibilidade para as (poucas) blogueiras negras que compartilham contos e crônicas (se é que elas existem), ou até mesmo falam de militância em seu próprio site ?

Parece que a palavra empoderamento virou sinônimo de estética. E isso não é nada legal.

 

Portal Geledés: http://www.geledes.org.br/

Blog da Isabela Freitas: http://www.isabelafreitas.com.br/

Deixe um comentário

